Arraial do Cabo e Miguel Pereira lideram com 93,4% de ocupação. Estratégia da Setur-RJ de regionalização do turismo impulsiona Carnaval de alta procura no interior fluminense.
As ações de promoção turística realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e pela TurisRio, já se refletem nos excelentes índices de ocupação hoteleira para o Carnaval 2026. Pesquisa divulgada pela ABIH-RJ revela que o interior do estado alcançou média de 80,71% de ocupação no período de 14 a 17 de fevereiro, com diversos municípios apresentando índices próximos ou acima de 90%.
Arraial do Cabo e Miguel Pereira lideram ocupação
Entre os destaques estão Arraial do Cabo e Miguel Pereira, ambos com 93,40% de ocupação, seguidos por Angra dos Reis (90,30%) e Paraty (83,70%). Também aparecem com números expressivos Armação dos Búzios (81,80%), Nova Friburgo (81,80%), Rio das Ostras (79,20%), Cabo Frio (78,80%), Valença/Conservatória (78,40%), Vassouras (78,20%), Barra do Piraí/Ipiabas (77,80%), Teresópolis (75,60%), Macaé (73,60%), Petrópolis (72,40%) e Itatiaia/Penedo (72,30%).
Esses resultados mostram que estamos no caminho certo ao promover o Rio de Janeiro como um estado diverso, com experiências para todos os perfis de turistas. A presença da Setur-RJ em feiras nacionais e internacionais e as ações de promoção dos destinos regionais fortalecem o interior e ajudam a distribuir o fluxo turístico por todo o território fluminense Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo
A boa performance do interior fluminense reforça a política de regionalização do turismo adotada pela Setur-RJ, que busca distribuir os fluxos de visitantes e ampliar os benefícios econômicos da atividade para além da capital. Os municípios da Costa do Sol, Costa Verde, Serra Verde Imperial, Vale do Café e Agulhas Negras apresentam ocupação consistente, movimentando hotéis, pousadas, restaurantes e o comércio local.
Capital registra ocupação acima de 90%
Na capital, os números seguem igualmente robustos. A terceira e última prévia divulgada pelo HotéisRIO aponta média geral de 91,82% de ocupação no período do Carnaval. A região de Glória a Botafogo lidera com 96,91%, seguida por Ipanema/Leblon (96,19%), Centro (95,42%), Leme/Copacabana (94,63%) e Barra/Recreio/São Conrado (86,97%).
A ocupação permanece elevada também durante o Desfile das Campeãs, com média de 85,13%, e no período do Rio Open 2026, que registra 85,20% de ocupação, consolidando fevereiro como um dos meses mais fortes do turismo carioca.
Verão #tônoRio funciona durante o Carnaval
A Setur-RJ segue promovendo o projeto Verão #tônoRio, que funcionará todos os dias do Carnaval, no Posto 4 da Praia de Copacabana, um dos principais pontos de concentração de turistas durante o período da folia. O espaço atua como um centro de informações turísticas, oferecendo atendimento bilíngue e orientações sobre atrativos, roteiros e experiências em todas as regiões do estado.
A iniciativa tem papel estratégico ao apresentar o interior fluminense aos visitantes que chegam para o Carnaval, estimulando a descentralização do fluxo turístico e ampliando a permanência dos turistas no estado. Por meio do #tônoRio, a Setur-RJ reforça a divulgação das 12 regiões turísticas, fortalecendo o desempenho do turismo regional.
Foto: Divulgação



Gostou do nosso conteúdo?
Seu apoio faz toda a diferença para continuarmos produzindo material de qualidade! Se você apreciou o post, deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos. Sua ajuda é fundamental para que possamos seguir em frente! 😊
