Um dos alimentos mais antigos da Humanidade, o queijo tem uma data inteirinha pra chamar de sua: 20 de janeiro. E o dia pode ser a desculpa perfeita para saborear a iguaria do jeito que melhor agradar ao seu paladar: puro, com geleia, com manteiga, com goiabada, com pão, com torrada, frio, derretido… Não faltam opções. Mas o que importa mesmo é a qualidade, algo que a queijaria do Hotel Fazenda Suíça Le Canton tem de sobra desde o início de sua atividade, em 2012.
Comandada pelo mestre queijeiro Jhonny Silveira, a queijaria é um verdadeiro sucesso, com 11 tipos artesanais à venda: raclette; minas frescal de vaca; minas frescal de cabra; queijo temperado (queijo minas temperado com orégano); tempéré (queijo tipo Boursin, de origem francesa, fresco e pastoso, temperado com azeite e especiarias); e queijos tipo Vaccino Romano (maturado).
Além disso, desde 2017, os queijos produzidos acumulam 13 prêmios em competições nacionais e internacionais. Um deles é o Tempéré, que conquistou medalha de bronze na 6º edição do Mundial do Queijo de Tours, na França, em 2023. No evento, foram avaliadas 1.640 iguarias de diversos países. Destes, 288 eram brasileiros, de regiões como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Pará, Bahia, Santa Catarina, São Paulo e Pernambuco, entre outras.
O Tempéré é um queijo de tipo Boursin, de origem francesa, fresco e pastoso. Temperado com azeite e especiarias, possui uma acidez própria, tornando-se este o seu diferencial.
Em 2022, os queijos Raclette Le Canton e Vaccino Romano foram premiados com medalhas de bronze no 2º Mundial do Queijo do Brasil, realizado em São Paulo. No total, foram avaliados pouco mais de 1.100 queijos e produtos lácteos de diversos países. O Raclette Le Canton é um queijo de massa semi-cozida, com maturação de 90 dias e tratamento de casca, fazendo dele um queijo de textura macia e bem aromático. Já o Vaccino Romano é um queijo de massa cozida e maturação mínima de seis meses e passa por muitos processos até ficar ideal para consumo.
Entre 2017 e 2019, a queijaria do Le Canton obteve os seguintes prêmios: Medalha de Prata e de Bronze com os queijos Caprino Romano e Vaccino Romano, respectivamente (3° Prêmio Queijo Brasil – 2017); Medalha de Bronze com o queijo Temperer (4° Prêmio Queijo Brasil – 2018); Medalhas de Ouro e de Bronze com queijos Temperer e Vaccino Romano, respectivamente (5° Prêmio Queijo Brasil – 2019); Medalha de Bronze com o queijo Caprino Romano (Mundial do Queijo Brasil – 2019; e Medalhas de Ouro e de Prata com Canton Noir e Le Canton, respectivamente (ExpoQueijo Brasil Internacional Cheese – 2019).
Le Canton
Rua Antônio da Silva, 300, Vargem Grande, Teresópolis, RJ
Mais informações: 21 99946-2326
https://lecanton.com.br/
Gostou do nosso conteúdo?
Seu apoio faz toda a diferença para continuarmos produzindo material de qualidade! Se você apreciou o post, deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos. Sua ajuda é fundamental para que possamos seguir em frente! 😊
