O Bahia atravessa um excelente momento após brigar contra o rebaixamento em 2023, ano em que teve sua SAF comprada pelo grupo City — o mesmo que gere o Manchester City-ING. Em 24, após montar um time competitivo com os aportes financeiros feitos o Tricolor de Aço garantiu vaga na Pré-Libertadores, vencendo a disputa o Cruzeiro pelo 8º lugar no Campeonato Brasileiro.
Essa boa colocação, junto da perspectiva de fazer uma boa participação na principal competição da América do Sul, fez com que o time baiano se tornasse protagonista na janela de transferências em 2025 — visando reforçar o elenco que já trouxe resultados na temporada anterior.
Destaques das contratações do Bahia para 2025
O meio de campo e o ataque foram os setores que mais receberam investimento, considerando os mais de R$ 100 milhões — entre valores já transferidos e futuros pagamentos de metas — direcionado para 4 contratações.
Erick veio do rebaixado Athlético-PR como uma das poucas peças que se salvaram em meio ao caótico centenário do Furacão, sendo um volante de boa cobertura defensiva e alto potencial de organização do jogo.
Outro meia de bom passe e criatividade para atuar um pouco mais a frente é Rodrigo Nestor, agora ex-São Paulo, visando aumentar as opções de articuladores disponíveis para o técnico Rogério Ceni.
No ataque, destacam-se as chegadas de Michel Araújo — uruguaio que também estava no Tricolor Paulista e pode atuar nas duas pontas ou como meia-atacante — e Erick Pulga, revelação do futebol nordestino em 2024 ao marcar 22 gols e dar 3 assistências pelo Ceará.
William José chega para ser a “cereja do bolo”
Entre os nomes de qualidade que chegam à Fonte Nova por valores consideráveis, há ainda a contratação a custo zero que vem para solucionar uma das principais carências notadas nos jogos do Bahia: a falta de um homem-gol.
Isso, considerando que Everaldo fez somente 11 gols no ano todo e o fato de Luciano Rodríguez ter potencial, mas poder ser utilizado na ponta em muitos momentos. Nesse contexto, a aposta feita é Willian José, centroavante de 33 anos que, além de já ter jogado por Santos, Grêmio, São Paulo e Wolverhampton-ING, teve uma carreira de sucesso no futebol espanhol.
Por lá, chegando ao Real Madrid B e chegou a atuar no time principal, passou por Real Zaragoza, Real Sociedad e Bétis, marcando 82 gols por lá — 4ª maior marca de um brasileiro em La Liga — e conquistando duas Copas do Rey. O veterano centroavante estava no Spartak Moscow-RUS e chega de sem custos ao Bahia após o fim do seu contrato.
Gostou do nosso conteúdo?
Seu apoio faz toda a diferença para continuarmos produzindo material de qualidade! Se você apreciou o post, deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos ou considere contribuir com a gente. Sua ajuda é fundamental para que possamos seguir em frente! 😊
Contribua agora!