O Grupo L’Oréal no Brasil abriu inscrições para a 2ª edição do Prêmio Dermatologia + Inclusiva, que premiará pesquisas voltadas à diversidade na dermatologia.
O Prêmio Dermatologia + Inclusiva, promovido pela divisão de Beleza Dermatológica do Grupo L’Oréal, chega à sua segunda edição reforçando o compromisso de promover equidade racial e de gênero por meio da ciência. A iniciativa premiará quatro pesquisas científicas sobre pele e cabelo de pessoas negras, indígenas e transgêneras, cada uma com uma bolsa de R$50 mil.
Nesta edição, o escopo foi ampliado em relação ao ano anterior, que contemplava apenas estudos sobre pele negra. Agora, a premiação também abrange outros grupos racializados e a população transgênera, refletindo o compromisso da empresa com uma ciência inclusiva.

Segundo dados de uma pesquisa do Datafolha em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e o Grupo L’Oréal, 58% das pessoas negras no Brasil nunca foram ao dermatologista, contra 42% das pessoas brancas. O dado reforça a urgência de ampliar os estudos que contemplem diferentes tons de pele e tipos de cabelo, realidades que muitas vezes ficam à margem da prática dermatológica tradicional.
A diretora de Comunicação Científica do Grupo L’Oréal, Nathalia Harnam, destacou que o prêmio nasce de um compromisso em “ampliar o olhar da dermatologia para a diversidade da população brasileira”. Para ela, expandir o escopo da iniciativa é uma forma concreta de apoiar pesquisadores que buscam construir uma ciência representativa.
Outro dado relevante é que 44% dos dermatologistas brasileiros afirmam não se sentir totalmente preparados para tratar todos os tons de pele e tipos de cabelo. No Brasil, já foram mapeados 55 dos 66 tons de pele existentes no mundo e todos os 8 tipos de cabelo identificados globalmente, tornando o país um dos maiores símbolos de diversidade.
A iniciativa é considerada única no Brasil, reconhecendo pesquisas em áreas prioritárias da dermatologia: acne e pele oleosa, barreira da pele, couro cabeludo e fibra capilar, além de fotoproteção e hiperpigmentação. A seleção dos vencedores será feita por um júri especializado em dermatologia e diversidade, com anúncio previsto para o início de 2026.
As inscrições estão abertas a partir de 20 de agosto e seguem até 04 de dezembro de 2025, por meio da plataforma oficial (https://cloud.crm.dermaclub.com.br/dermatologiamaisinclusiva). O resultado parcial será divulgado em 23 de março de 2026.
Com mais de 115 anos de atuação global, o Grupo L’Oréal reforça, com esta iniciativa, seu compromisso em promover uma ciência mais inclusiva, que reflita a realidade e a pluralidade da sociedade brasileira.
Gostou do nosso conteúdo?
Seu apoio faz toda a diferença para continuarmos produzindo material de qualidade! Se você apreciou o post, deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos. Sua ajuda é fundamental para que possamos seguir em frente! 😊