Mostra com 162 peças originárias dos povos andinos oferece diversão, conhecimento e ainda tem entrada gratuita; aberta até 05 de fevereiro
Para curtir as férias de janeiro, a dica é aproveitar o tempo livre para conferir a exposição “Tesouros Ancestrais do Peru”. A mostra reúne mais de 160 peças que ajudam a contar a história dos povos originários dos Andes, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) até 05 de fevereiro de 2024.
Os motivos para visitar? Há pelo menos sete… Confira:
1 – Você vai estar diante de verdadeiras raridades…
Quase todas as peças feitas em ouro e prata existentes no território dos antigos povos andinos, em especial os Incas, foram destruídas, derretidas ou roubadas. Muitas obras foram saqueadas por assaltantes de monumentos arqueológicos, conhecidos no Peru como huaqueros, e acabaram se espalhando pelo mundo.
Esses grupos reviraram tumbas e centros cerimoniais em busca de peças para vender ilegalmente a colecionadores. Nesse sentido, os objetos apresentados na mostra “Tesouros Ancestrais do Peru” são raridades e um apanhado do pouco que restou da valiosa cultura andina.
2 –…E também de peças inusitadas
Na exposição “Tesouros Ancestrais do Peru” há diversas peças inusitadas que despertam a curiosidade. Entre os exemplos é possível destacar um adorno feito de ouro para colocar na orelha. Redondo, o objeto remete a uma argola e teria sido produzido 900 a.C.
Fundación Miguel Mujica Gallo
Luva (mãos direita e esquerda)
Ouro.
Cultura Lambayeque, Costa Norte do Peru
900-1450 d.C
Uma narigueira feita de cobre também é uma peça curiosa, fabricada entre 200 a.C e 400 d.C. Outro exemplo são as luvas confeccionadas em folhas de ouro, presas por grampos e com decoração em relevo. O objeto é mais novo que os anteriores e pode ter sido feito entre 900 e 1450 d.C. Vale ver de perto.
3 – Vai perceber semelhanças entre o passado e o presente…
Muitos séculos passaram, mas em “Tesouros Ancestrais do Peru” é possível reconhecer objetos do império andino semelhantes aos encontrados na moda e nas decorações das casas contemporâneas. Há, por exemplo, fragmentos de tecidos feitos com fios de algodão e fibras de camelídeos (lhamas e Alpacas), em que foram empregadas técnicas da tapeçaria.
Outro exemplo é uma bolsa de fibra de camélido, com desenhos de listras e elementos geométricos no interior. A peça ainda é decorada com franjas na parte inferior.
4 – .…E que os povos andinos produziam muitas cerâmicas
Os antigos povos dos Andes exploraram bastante os metais.
Ouro e prata serviram de matéria prima para confeccionar objetos figurativos, taças, vasos, acessórios, entre outros. Mas, a cerâmica também estava presente no dia a dia.
Trombeta
Cerâmica.
Cultura Moche
Costa Norte do Peru
200-500 d.C
Crédito: Museo Oro del Perú – Armas del Mundo | Fundación Miguel Mujica Gallo
5 – Oferece atrativos para as crianças
Na mostra “Tesouros Ancestrais do Peru”, além da exposição de objetos, fotografias e textos, há exibição de desenhos animados. Os vídeos são resultado de uma parceria da produção da exposição com o Projeto Panaca.
A série de filmes, que conta a história das culturas antigas do Peru, é exibida ao público como parte do conteúdo educativo da mostra, aberta até 05 de fevereiro.
6 – É um passeio para toda família
Muitas famílias aproveitam para tirar férias em janeiro. Os pais pegam carona no recesso escolar e se juntam aos filhos. Assim aumentam as buscas por passeios que permitam a inclusão de todas as idades.
A mostra “Tesouros Ancestrais do Peru”, no CCBB RJ, tem classificação livre e entrada gratuita. Uma atração para toda família, com diversão, conhecimento e sem custos.
7 – Diversão sem passar calor
Não tem como ignorar as altas temperaturas do verão, ainda mais no Rio de Janeiro onde a sensação térmica pode facilmente ultrapassar 40° graus. Por isso, os espaços fechados e com ar-condicionado são sempre uma ótima opção de passeio.
Ao visitar “Tesouros Ancestrais do Peru”, além de uma verdadeira imersão na cultura e história dos povos andinos, ainda é possível desfrutar de toda a infraestrutura do CCBB RJ e, claro, do ar-condicionado.
SERVIÇO
Tesouros Ancestrais do Peru
Até 05 de fevereiro de 2024
De quarta a segunda, das 9h às 20h (fecha às terças)
Entrada gratuita
Ingressos disponibilizados na bilheteria do CCBB RJ ou em www.bb.com.br/cultura Centro Cultural Banco do Brasil Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro, RJ Contato: (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br
Mais informações: bb.com.br/cultura
Siga o CCBB nas redes sociais: www.twitter.com/ccbb_rj | www.facebook.com.br/ccbb.rj | www.instagram.com/ccbbrj