Estudo da OCDE revela que crianças que desenvolvem habilidades socioemocionais ainda na infância são capazes de desenvolver confiança e otimismo
Pessoas que aprendem a lidar com emoções e conflitos desde cedo estão mais preparadas para se comunicar de forma eficaz e atuar em ambientes desafiadores, como comprova um estudo de 2024 da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), sobre habilidades socioemocionais. De acordo com o levantamento feito com apoio do Instituto Ayrton Senna, estudantes de até 10 anos demonstraram habilidades socioemocionais mais altas do que os mais velhos (15 anos), especialmente em confiança, energia e otimismo.
De acordo com Antonieta Megale, diretora acadêmica da Maple Bear Brasil, rede de escolas bilíngue, incluir o desenvolvimento de habilidades socioemocionais na educação básica tem um impacto direto na formação de indivíduos mais preparados para os desafios da vida adulta. Ou seja, quanto mais cedo uma pessoa desenvolver características como persistência, autogestão e empatia, mais chances ela terá de levar uma vida adulta equilibrada principalmente quando pensamos no desenvolvimento profissional desses indivíduos.
“São competências que ajudam não só no desempenho acadêmico, mas também no fortalecimento emocional e relacional das crianças. Estimular esse desenvolvimento é prepará-las para o futuro”, ressalta a especialista.
A Geração Z, composta por indivíduos nascidos entre 1997 e 2012, está gradualmente assumindo um papel de destaque no mercado de trabalho, representando uma parcela significativa da força de trabalho global, com previsão de alcançar 27% até 2035. Ao contrário dos estereótipos que a rotulam como descompromissada ou alienada tecnologicamente, essa geração demonstra uma forte inclinação por trabalhar em ambientes que compartilhem seus valores.
Um estudo conduzido pela Udemy revela que 86% dos profissionais da Geração Z consideram fundamental estar em um ambiente de trabalho com propósito, e 44% já recusaram ofertas de emprego devido a divergências éticas com os empregadores. O estudo apontou que eles estão também se adaptando às novas demandas tecnológicas, com 70% da Geração Z dispostos a usar plataformas de aprendizado baseadas em Inteligência Artificial.
Com uma forte ênfase em valores como propósito, transparência e flexibilidade, os jovens profissionais dessa geração esperam ambientes de trabalho que compartilhem suas crenças e ofereçam um equilíbrio saudável entre a vida pessoal e profissional. Ao mesmo tempo, eles valorizam o aprendizado contínuo e o desenvolvimento de habilidades como programação, inteligência artificial e comunicação eficaz.
Para a especialista da Maple Bear, esse movimento reforça a importância de uma educação que não só ensine habilidades técnicas, mas também desenvolva competências socioemocionais essenciais, como persistênica, autogestão e empatia.
“Desenvolver habilidades socioemocionais desde a infância é essencial para ajudar as crianças a lidarem com os desafios diários de forma equilibrada e eficaz. Essas competências, como autogestão, empatia e persistência, são fundamentais para preparar os jovens para um futuro em que a capacidade de adaptação e o equilíbrio emocional serão cada vez mais exigidos”.
Antonieta também reforça que ao desenvolver essas habilidades desde cedo é possível construir uma base sólida para que a Geração Z enfrente os desafios do mercado de trabalho com mais confiança, inteligência emocional e flexibilidade.
“O bem-estar emocional e a capacidade de persistir frente a desafios são, em grande parte, reflexos das experiências vivenciadas na infância e adolescência. As habilidades socioemocionais são indispensáveis não só para enfrentar os desafios da vida adulta e alcançar equilíbrio e satisfação pessoal, e também contribuem para a construção de uma sociedade mais empática e solidária”, conclui.
Gostou do nosso conteúdo?
Seu apoio faz toda a diferença para continuarmos produzindo material de qualidade! Se você apreciou o post, deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos. Sua ajuda é fundamental para que possamos seguir em frente! 😊