“Melodias das Tramas” estreia dia 29/3 em São Paulo e reúne 122 obras de nomes como Genaro de Carvalho, Jorge Cravo e Norberto Nicola.
A Galeria Passado Composto Século XX, referência em tapeçaria moderna brasileira, inaugura em 29 de março, em São Paulo, a exposição “Melodias das Tramas – de Genaro de Carvalho a Jorge Cravo”, com curadoria de Alejandra Muñoz e Graça Bueno. A mostra segue até 21 de junho e ocorre em paralelo à participação da galeria na SP-Arte 2025.



A exposição reúne 122 obras, incluindo 38 tapeçarias e uma seleção de cartões-modelo, estudos e desenhos produzidos entre 1960 e 1988, de artistas que marcaram a história da arte têxtil no Brasil. Participam nomes como Genaro de Carvalho, Jorge Cravo, Norberto Nicola, Jean Gillon, Maria Helena Andrés e outros mestres da linguagem têxtil.
O acervo apresenta uma cadência visual que remete à musicalidade — com tramas que vão do figurativo ao abstrato — e reforça a ligação entre arte, brasilidade e sensorialidade. Em destaque, a trajetória de Jorge Cravo, também homenageado em mostra individual no estande da galeria na SP-Arte, no Pavilhão da Bienal, de 2 a 6 de abril.
📍 Galeria Passado Composto Século XX – Alameda Lorena, 1996 – Jardins, SP
📅 Visitação: 29/3 a 21/6 | Segunda a sexta, 10h às 19h; sábados, 10h às 14h
Gostou do nosso conteúdo?
Seu apoio faz toda a diferença para continuarmos produzindo material de qualidade! Se você apreciou o post, deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos. Sua ajuda é fundamental para que possamos seguir em frente! 😊