Nesta quinta-feira (24/08), Dia do Artista, o MetrôRio recebe a exposição “Rita Lee”, desenvolvida pela artista visual Gaby Alves. A mostra, em homenagem à eterna “rainha do rock”, será exibida nas estações Saara/Presidente Vargas e Saens Peña/Tijuca.
Com curadoria de Vera Simões, a mostra retrata bordados e pinturas sobre a vida da saudosa cantora, compositora, multi-instrumentista, apresentadora, escritora e atriz, que deixou uma extensa obra com diversas músicas de sucesso e uma legião de fãs em todo o Brasil e no mundo.
A inauguração da exposição, na estação Saara/Presidente Vargas, contará também com apresentação do cantor Reynaldo Costa, que fará interpretações de canções clássicas de Rita Lee no Palco Carioca. A iniciativa é mais uma oportunidade da concessionária de incentivar a cultura no sistema metroviário.
Composta por 20 impressões digitais, sendo dez delas em exibição na estação Saara/Presidente Vargas, no corredor do acesso B (Alfândega); e as outras na estação Saens Peña/Tijuca, no acesso C (Dr. Pereira dos Santos), a mostra pode ser vista até o dia 24 de setembro.
“Comecei a série Rita Lee na pandemia, quando me deparei com uma foto dela no jardim, vestida de todas as cores. Comecei a desenhar e a bordar a Rita Lee dos anos 60, 70, 80… Cresci escutando suas músicas, fui apresentada à obra dela ainda criança pela minha tia. Aliás, a exposição também é uma homenagem a minha tia, que sempre foi muito parecida com a Rita”, ressalta Gaby Alves.
Na estação Saara/Presidente Vargas, enquanto apreciam a obra de Gaby Alves, os clientes do MetrôRio também vão poder ouvir clássicos da cantora paulistana que era apaixonada pelo Rio de Janeiro. Isso porque, na edição especial do Palco Carioca, o cantor Reynaldo Costa, que já marcou presença em outras apresentações do projeto, interpretará clássicos, como “Ovelha Negra”, “Agora só falta você” e “Mãe Natureza”, num show voz e violão.
“A Rita Lee teve uma importância muito grande na minha carreira, além de toda influência no pop rock nacional”, afirma Reynaldo Costa, relembrando uma época da escola em que ganhou um concurso com uma canção de Rita Lee. “Em 1976, aos 10 anos, participei de um festival entre alunos, promovido pela minha professora do 4º ano e ganhei com a música “Mãe Natureza”, destacou o cantor.
Serviço
Exposição “Rita Lee”
Data: estreia em 24 de agosto e vai até 24 de setembro
Local: Estações Saara/Presidente Vargas, no corredor do acesso B (Alfândega); e Saens Peña/Tijuca, no corredor do acesso C (Dr. Pereira dos Santos).