A Netshoes, maior e-commerce de artigos esportivos e lifestyle do país, comemora o Dia Internacional da Mulher com forte presença feminina em 2025. A empresa, que já tem em suas áreas de negócio 55% de colaboradores composto por mulheres, também celebra o alcance da equidade de gênero entre os cargos de liderança. “Nossa cultura incentiva as mulheres a assumirem posições de liderança e prezamos por um ambiente de equidade”, afirma Graciela Kumruian, CEO da companhia. “Meu objetivo é que todos passem a enxergar o fator diversidade dentro da empresa, em cada área, e o quanto esse ambiente diverso traz olhares mais amplos para o negócio, que são traduzidos em resultados”.
O percentual da Netshoes está acima da média de mercado. Segundo dados do Censo 2022 – último levantamento disponível do IBGE -, as mulheres ocupam menos de 40% dos cargos de liderança no Brasil. A posição de Graciela, então, é ainda mais rara. As CEOs representam apenas 6% do número total de presidentes das 250 maiores empresas no país, de acordo com um estudo da consultoria Bain & Company.

A consciência dessa situação empenha ainda mais a CEO da Netshoes – que em março também comemora dois anos no posto – em ser referência para que esses números mudem. “Eu sou formada em Ciências da Computação, mercado com pouquíssimas mulheres e, por isso, faço questão de ser inspiração. Para realmente mudar o jogo, precisamos de ações concretas e do engajamento de todos”, diz. “Aqui na Netshoes, assim como em todo o grupo Magalu, temos diversos programas que nos ajudam a melhorar esse cenário, como o Luiza <Code>, que ensina mulheres a programarem e dá a elas oportunidade de mudar de carreira, por exemplo”.
Inserida profissionalmente em um ambiente dominado por uma boa dose de machismo – o mundo do esporte -, Graciela agradece ao pai por tê-la incentivado a lutar para ter voz e conquistar seu espaço entre os homens. “Venho de uma família de cultura armênia, na qual, tradicionalmente, as mulheres não são incentivadas. Curiosamente, no entanto, meu pai e meu irmão Marcio Kumruian (fundador da Netshoes) foram as primeiras pessoas a me inspirar e apoiar para romper com esse padrão e fazer minhas próprias escolhas”, afirma a executiva. “Sempre soube que queria construir uma trajetória profissional de sucesso e ao longo da minha jornada, tive líderes que me apoiaram. O próprio Frederico Trajano, minha liderança mais recente, sempre me incentivou e veio dele o convite para assumir o comando da Netshoes.”
Sobre a Netshoes. A Netshoes é o maior e-commerce de artigos esportivos e lifestyle do país e oferece um amplo portfólio de produtos e serviços. Além disso, acredita que o esporte é para todos e por isso tem comprometimento com o consumidor para proporcionar a melhor experiência de compra, entrega e qualidade dos produtos. A marca está no varejo digital há 22 anos e tem mais de 20 milhões de fãs nas redes sociais. A empresa também opera mais de 10 e-commerces no Brasil, como as lojas oficiais da NBA, NFL e Kappa, Rainha e Topper, além das lojas de clubes como ShopTimão, São Paulo Mania, Loja do Cruzeiro, InterShop, ShopVasco, Santos Store e Loja da Chape. Em 2019, a Netshoes passou a fazer parte do Magalu, reforçando o comprometimento da empresa com o consumidor e a visão de ser referência global em experiência de compra on-line por meio de inovação e conectividade em multiplataformas.
Gostou do nosso conteúdo?
Seu apoio faz toda a diferença para continuarmos produzindo material de qualidade! Se você apreciou o post, deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos. Sua ajuda é fundamental para que possamos seguir em frente! 😊