A paixão dos brasileiros pelo skate tem movimentado cada vez mais a economia da modalidade no país, gerando retornos significativos para as marcas, muitas delas não endêmicas, que apoiam o esporte. É o que aponta o monitoramento do IBOPE Repucom, que avalia a eficiência do patrocínio em mídia e que mensurou o retorno da exposição dos patrocinadores durante o SLS Super Crown World Championship 2024.
Encomendada pela V3A, agência que representa a SLS no Brasil, o estudo apontou um valor de exposição total de 51 milhões na exibição das marcas durante as transmissões e reprises do evento na TV Globo, SporTV e na Globoplay, 420% superior ao ano anterior. Desde 2022, houve um crescimento médio anual de 182% no valor de exposição das marcas nas transmissões, com um tempo de exibição recorde, de mais de 14 horas, na edição de 2024.

(Crédito: Justin Crawford)
Além do interesse crescente do Grupo Globo pela modalidade, novas propriedades comerciais na pista foram pensadas para gerar mais eficiência e qualidade na exposição das marcas dos patrocinadores. O estudo analisou a performance de patrocinadores e apoiadores do evento, como BB Seguros, Governo do Estado de São Paulo, Monster Energy Drink, Cariuma, Vivo, Heineken 0.0, Baw Clothing, Dios Azul Tequila, Snickers e Seven Boys. Considerando todas as mídias onde o evento repercutiu, o retorno total de exposição e mídia espontânea superou os R$ 250 milhões.
“Os resultados incríveis de audiência e alcance da transmissão do Super Crown nos últimos anos nos provocaram a pensar em uma melhor eficiência na exposição dos patrocínios. Na construção da pista e na dinâmica da competição, pensamos em novas propriedades comerciais, ainda mais próxima dos nossos protagonistas, os skatistas. Sabemos que as lentes os seguem a todo momento.”, explica Pedro Dau de Mesquita, sócio e diretor executivo da V3A.
O estudo apontou também o recorde de audiência do Super Crown nas transmissões oficiais do evento pela televisão, que juntas atraíram mais de 20 milhões de fãs, 28% a mais que na edição anterior. Com a transmissão da final feminina, a Globo teve um aumento de 25% na audiência do Esporte Espetacular, melhor índice do programa em 2024. O evento levou mais de 16,5 mil fãs ao Ginásio do Ibirapuera, superando o já impressionante número de 15 mil em 2023.
Nas redes sociais da SLS Brasil, único perfil oficial da marca no país, o crescimento também foi expressivo. A interação em conteúdos sobre o Super Crown subiu 300%, o número de contas impactadas superou a edição anterior em 521%, trazendo à página 23% a mais de seguidores.
Gabriella Giamundo, gerente de desenvolvimento de negócios do IBOPE Repucom, complementa: “O Brasil se consolida como uma potência do skate mundial, e isso se reflete na audiência e no engajamento recordes. A atual geração de skatistas brilha nas principais competições internacionais, além de inspirar e movimentar milhões de fãs. Segundo dados recentes da pesquisa Sponsorlink, o número de indivíduos declarados fãs de skate no País cresceu impressionantes 98% nos últimos cinco anos, tornando a modalidade não apenas um esporte em ascensão, mas uma das principais plataformas de conexão e geração de negócios com um público jovem e apaixonado”.
Com uma das maiores bases de fãs de skate no mundo, o Brasil foi confirmado como palco do SLS Super Crown World Championship 2025, o quarto ano consecutivo do evento no país, o terceiro seguido em São Paulo. Nas três edições anteriores (Rio de Janeiro, em 2022, São Paulo em 2023 e 2024), a skatista Rayssa Leal foi a campeã, se tornando a primeira skatista feminina a conquistar o tricampeonato da SLS.
Gostou do nosso conteúdo?
Seu apoio faz toda a diferença para continuarmos produzindo material de qualidade! Se você apreciou o post, deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos. Sua ajuda é fundamental para que possamos seguir em frente! 😊