Cristina Fürst lança “Êxtase”, pelo selo feminino Maat, da Ibis Libris Editora, trazendo “a bênção do desconhecido, dos acasos objetivos, das coisas preexistentes e efêmeras, mas que, mesmo assim, são permanentes”, por meio de contos e crônicas, poemas e aforismos.
Uma obra que parece simples, mas que encanta o leitor e mostra por que a autora lhe deu o título “Êxtase”, um estado em que nos sentimos fora de nós mesmos, como se estivéssemos em transe, com sentimentos intensificados de prazer e alegria, superando todos os obstáculos.
Os lançamentos acontecerão na Blooks Botafogo/RJ (dia 4/10), na Blooks Niterói/UFF (dia 20/10), a partir das 18h, e na Travessa de Pinheiros/SP (dia 6/11), a partir das 19h, com a presença da autora.
“Êxtase”, apresentado por Cristina Gaulia
A escritora, contista e poetisa, CRISTINA FURST, é, seguramente, uma das revelações promissoras da escrita feminina da contemporaneidade. Suas criações literárias são independentes, corajosas e têm um propósito muito claro: a desconstrução do aparentemente óbvio e da discriminação, do preconceito perverso e do ódio ao diverso em que a cultura colonial, hipócrita e reacionária da sociedade brasileira está imersa e afogada há séculos.
Reflexões sobre os comportamentos mascarados, que sempre tivemos e que se aprofundaram com a pandemia, circulam livremente pelas crônicas autênticas de Cristina, que conhece o verso e o anverso.
Se não nasceu rica e sempre precisou trabalhar, sabe que seu merecimento está na palavra escrita, arma para a luta constante que sabe bem lutar.
Nunca se escondeu nem pintou de rosa sua sexualidade. Todos sempre souberam onde estava, e sua meta mais gloriosa, valente e talentosa, é gritar, em alto e bom som, que vai sim “viver até o último dia”.
Não se duvide da força dessa escritora, que faz parte de uma resistência resiliente, e que na busca de suas próprias verdades navega nas incertezas com uma luz que nos ilumina a todas, todos e todes.
Sua paixão pelas palavras, pois “as palavras falam” e dialogam com o inconsciente social, demonstram que todo amanhecer vale a pena e que nenhuma mulher deve aceitar ser coadjuvante na vida.
Trans, lésbicas, cis, pretas, indígenas, aborígenes, deficientes, ruivas, diferentes todas merecem ser protagonistas, e Cristina sabe mostrar isso como ninguém, pois como refere muito bem “prefere ter calo no cotovelo que na língua”.
Em seu êxtase, que nasceu de sua desiderata, a autora nos motiva a entender que as coisas que desejamos valem a luta diária, e que as palavras podem ser ferramentas de solidariedade e reumanização.
Um deleite à leitura reflexiva!
Ficha Técnica
Êxtase de Cristina FürstISBN 978-65-89331-97-1Editora: Thereza Christina Rocque da Motta
Projeto gráfico: Romildo Castro Gomes (romildo@romadesign.com.br)
Foto da capa: Fabio Giorgi @fotogiorgi
Foto da Autora: Vitor Vogel @vogel_vitor
108 p.
14x21cmbrochura R$ 50,00
E-mail da autora: cristinafurstblog@gmail.com
Maat é um selo feminino da Ibis Libris Editora Ltda. – ME
contato@ibislibriseditora.com.br
www.ibislibriseditora.com.br
Instagram : @ibislibris