Homenageando o samba reggae e as batidas das história, enquanto pilar fundamental musical da Bahia, a cantora Marcia Castro dá início, no final de novembro, ao lançamento do álbum “Roda de Samba Reggae”, com dois shows na CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro Nelson Rodrigues, na sexta-feira (29) e no sábado (30). No palco, a cantora apresenta o repertório do álbum, que será lançado oficialmente nas plataformas digitais no dia 05 de dezembro e que traz uma cuidadosa seleção de canções que marcam a trajetória de vida e carreira da artista, incluindo faixas como “Madagascar”, “Jeito Faceiro” e “Faraó”. Nesse novo trabalho, Marcia Castro faz uma ampla homenagem aos ícones da música baiana que consagraram o samba reggae mundialmente, como os blocos afros Olodum, Ilê Aiyê, Muzenza, Banda Mel, Banda Reflexu’s, Carlinhos Brown, Margareth Menezes, entre outros.
No dia 29 (sexta), a apresentação se inicia às 19h e, no dia 30 (sábado), às 18h. A entrada dos shows é gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria da CAIXA Cultural 30 minutos antes do início das apresentações.
Projeto autoral que marcou o último verão, a “Roda de Samba Reggae” de Marcia Castro reafirma a relevância do ritmo musical como símbolo de luta, pertencimento e celebração da cultura negra, fazendo um passeio pela originalidade da música da Bahia, celebrando o samba reggae criado pelo Mestre Neguinho do Samba, fundador do Olodum. Produzido pelo talentoso baixista e historiador Fabrício Mota, o álbum completo, que conta com 21 faixas, ganhou registro audiovisual em março deste ano durante as comemorações dos 475 anos de Salvador, com participações especiais do Cortejo Afro, Pierre Onassis e Anderson do Samba.
“Bebo dessa fonte desde criança, quando escutava as canções no rádio, até me tornar foliã, na adolescência, e formatar minha base artística a partir desse repertório. Fazer a ‘Roda de Samba Reggae’ é resgatar músicas que fazem parte da memória das pessoas que viveram a década de 80. Às vezes, músicas que não são nem tão conhecidas, mas estão ali no nosso inconsciente, sobrevoando as nossas memórias”, explica Marcia Castro.
Para além do repertório musical, o projeto assinado pela Isé Música Criativa, traz estética potente e permeada de afro-baianidade na assinatura de cenografia e figurinos, com estampas assinadas pelo artista plástico Alberto Pitta, fundador do Cortejo Afro, e design de moda de Zedu Carvalho, contando, também, com a direção de arte de Alice Freire.
Marcia Castro, que já dividiu o palco com ícones da música brasileira como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Elza Soares e Baby do Brasil, lançou em 2021 o seu quinto disco de carreira, intitulado “Axé”, que contou com participações de Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Margareth Menezes. Com “Roda de Samba Reggae”, ela utiliza sua voz poderosa para dar voz à valorização da cultura que fundamenta a música baiana, reafirmando seu papel como uma das grandes intérpretes da cena musical brasileira.
“Esse trabalho traz um fluxo espontâneo de canções que pertencem à nossa baianidade tão forte e que integram a identidade cultural brasileira. É muito além de estar ali cantando algumas músicas, é trazer sentido realmente de memória e de afeto que vai da gente e passa para o público”, completa a artista.
SERVIÇO “RODA DE SAMBA REGGAE”
- Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro Nelson Rodrigues
- Endereço: Avenida República do Paraguai, 230 – Centro (Próximo à estação Carioca do Metrô)
- Datas: De 29 e 30 de novembro de 2024
- Horário: 29/11 as 19h e 30/11 as 18h
- Ingressos Gratuito, retira 30 minutos antes na bilheteria
- Classificação indicativa: livre
- Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Gostou do nosso conteúdo?
Seu apoio faz toda a diferença para continuarmos produzindo material de qualidade! Se você apreciou o post, deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos ou considere contribuir com a gente. Sua ajuda é fundamental para que possamos seguir em frente! 😊
Contribua agora!