A busca por desempenho físico e melhores resultados no treino leva muitas pessoas a recorrerem ao uso de suplementos como o pré-treino, conhecido por melhorar foco, força e resistência. Embora os princípios ativos mais comuns nos pré-treinos sejam os mesmos para todos, o corpo feminino possui características fisiológicas que merecem atenção.
Dessa forma, será que homens e mulheres respondem da mesma forma a esses produtos? E mais: faz sentido ter fórmulas específicas para cada gênero?
Como o pré-treino funciona no organismo de homens e mulheres?

O principal fator que diferencia a resposta ao treino entre homens e mulheres é a hormonal. “A maior produção endógena de testosterona nos homens facilita o ganho de massa muscular, força e potência, além de acelerar a perda de gordura corporal. Já nas mulheres, esse processo tende a ser mais lento por conta da menor concentração desse hormônio”, explica Gustavo Barquilha, consultor técnico na Integralmedica.
Ainda assim, essa diferença não exige produtos distintos.
“Fisiologicamente, não há necessidade de mudar a composição de um pré-treino para homens e mulheres. Os ingredientes que promovem melhora da performance funcionam da mesma forma em ambos os sexos”, reforça.
Faz sentido pensar em suplementos exclusivos às mulheres?

A única justificativa real para uma formulação específica está em necessidades nutricionais individuais, como deficiências relacionadas ao ciclo menstrual.
“Mulheres podem desenvolver anemia por perda de ferro durante a menstruação. Nesses casos, a suplementação com ferro pode ser uma boa estratégia — mas isso não tem a ver com pré-treino em si, e sim com saúde geral”, esclarece o especialista.
Ele reforça que o diferencial deveria vir mais da atenção às fases do ciclo menstrual. “O ciclo traz desafios como alterações no apetite e na disposição. A indústria poderia inovar mais ao estudar esses efeitos e criar soluções que amenizem essas variações, sem recorrer a fórmulas ‘cor-de-rosa’ que não agregam valor real.”
Pode tomar pré-treino à noite?
Muitas fórmulas de pré-treino (https://www.integralmedica.com.br/pre-treino) possuem substâncias estimulantes, como a cafeína, o que pode interferir no sono se consumidas à noite.
“É fundamental seguir a orientação de uso da embalagem. Em pessoas mais sensíveis, o uso noturno pode prejudicar o descanso e atrapalhar a recuperação muscular”, alerta.
A mesma regra vale para bebidas energéticas, pois são ricas em cafeína.
Hoje já existem opções seguras para quem treina no fim do dia.
“O mercado já oferece alternativas sem cafeína, que podem ser utilizadas à noite sem afetar a qualidade do sono. São ótimas opções para quem busca performance com segurança”, finaliza Gustavo.
Gostou do nosso conteúdo?
Seu apoio faz toda a diferença para continuarmos produzindo material de qualidade! Se você apreciou o post, deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos. Sua ajuda é fundamental para que possamos seguir em frente! 😊