Um espaço que abrigou a maior indústria têxtil do estado do Rio de Janeiro se junta a outro que revela os novos talentos da moda. O resultado é um trabalho único e especial, que poderá ser conferido em primeira mão na maior feira de moda íntima do Brasil, a Fevest. Essa parceria entre Espaço Arp e Senai Espaço da Moda começou em maio e segue levando história, arte e revelando os novos nomes do setor da moda friburguense.
A história da Fábrica de Rendas Arp teve início em 1911, em Nova Friburgo (RJ). Durante muitos anos, consagrou-se como referência da “Haute Couture” (alta costura) brasileira, inspirando criadores que se deslocavam das capitais brasileiras para a cidade serrana, em busca dos insumos necessários à materialização de suas criações. Entre 2001 e 2005, foi premiada quatro vezes como melhor indústria têxtil do estado do Rio, além de ter se tornado referência nacional no setor e líder nas Américas no mercado de bordados.
Em 2023, o, agora, Espaço Arp resgata essa história e incentiva a imaginação de novos criadores. São estudantes do Senai Espaço da Moda, que estão desenvolvendo peças únicas por meio de bordados, rendas e desenhos legítimos da fábrica. O complexo multiuso doou cerca de quatro mil itens para quatro turmas de Técnico em Vestuário, Aprendizagem Técnica, Novo Ensino Médio Técnico e Assistente de Moda. Desde maio, 110 estudantes da instituição já visitaram o empreendimento multiuso participando do Tour Histórico Guiado pela Raiz Turismo Receptivo e conhecido mais a fundo essa trajetória.
Liderados pelas professoras Lunanda Mota, Aldy Carrilho, Vera Lúcia Sanches e Maria Cristina Bohrer, a iniciativa faz parte do projeto integrador Novos Talentos, uma ação que nasceu em 2015 com o objetivo de permitir que as empresas conheçam os novos profissionais da cadeia, estabelecendo uma forma de comunicação entre os alunos e essas instituições. Este ano, o projeto vem cheio de novidades e com um tema voltado à moda e a arte, com um olhar para o potencial de Nova Friburgo.
No caso das turmas citadas, os alunos estão desenvolvendo peças inspiradas na história da Arp, no amor e fascínio de Julius Arp pelas borboletas e nos setores que influenciaram o desenvolvimento friburguense por meio da empresa.
Esse trabalho será apresentado na Fevest, o principal evento de negócios da cidade, que é o maior polo fabricante de moda íntima em todo o Brasil. Além do desfile na abertura da feira e um stand de exposição, o projeto inclui exibição das peças na própria unidade e produção fotográfica embalando o gradil do Espaço da Moda em Friburgo. A Fevest 2023 acontecerá no Nova Friburgo Country Clube de 09 a 11 de agosto.
“É um grande orgulho para o Espaço Arp continuar incentivando a moda, especialmente com jovens talentos, mantendo viva a história que a cidade construiu no mundo da moda brasileira, em um projeto tão especial que une história, empreendedorismo e sustentabilidade.”, destaca Letícia Pimentel, executiva de cultura e sustentabilidade do Espaço Arp.
Crédito das fotos: Arlen Lima (Espaço Arp)